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Carlos André Inácio

W. A. Dwiggins: Marionetes em Movimento

Atualizado: 16 de out. de 2020


O amor de Dwiggins pela escultura em madeira o levou à criação de um teatro de marionetes em uma garagem que ficava atrás de sua casa, em Hingham, Massachusetts. Também criou um grupo de fantoches chamado Püterschein Authority. Em 1933 realizou seu primeiro show lá, "The Mystery of the Blind Beggarman". Construiu seu segundo teatro sob seu estúdio na 45 Irving Street. Outras produções da Püterschein Authority incluíram "Prelude to Eden", "Brother Jeromy ", " Millennium 1" e " The Princess Primrose of Shahaban in Persia". A maioria de suas marionetes tinha doze polegadas de altura e foram doadas para a coleção Dwiggins de três salas na Biblioteca Pública de Boston em 1967.


No final da década de 1920, alguns amigos de W. A. Dwiggins começaram a falar em formar um clube para apoiar a escrita de ficção e peças de teatro. Organizaram-se formalmente como Clube do Manuscrito e reuniram-se regularmente para leituras e críticas. Alguns dos membros já eram escritores talentosos; outros não tinham experiência, mas estavam apaixonadamente interessados ​​em aprender com os profissionais.


Em 1930, o clube começou a planejar uma peça de marionete chamada "The Mystery of the Blind Beggarman" (O Mistério do Mendigo Cego), ou Billy Brown's Bravery, uma decolagem de histórias de aventuras de meninos dos séculos anteriores. Bill Crosby escreveu o roteiro e treinou a operação física das marionetes; Dwiggins projetou as marionetes, cenários, iluminação e figurinos. Mabel lembrou como o resto do grupo trabalhou em conjunto para criar o elenco: “Um bom suprimento de madeira de pinho fino foi encomendado, facas afiadas foram feitas e nosso tapete da sala foi enrolado noite após noite... WAD esculpiu as cabeças, enquanto os outros fizeram braços, pernas e torsos ”.



Enquanto os membros do clube construíam as marionetes, Dwiggins converteu sua garagem em um teatro que poderia acomodar 40 convidados e apelidá-la de “0.5 Irving Street”. Depois de mais de três anos de preparação, no verão de 1933, a trupe apresentou uma série de cinco apresentações “esgotadas” e, em 1934, montou mais cinco.


Não contente em esculpir conjuntos tridimensionais, pintá-los com luz e enchê-los de marionetes vestidos em trajes de seu próprio design, Dwiggins também produziu um delicioso programa impresso e fez ingressos para todos os que compareceram. Embora o dramaturgo e o produtor pensassem que as crianças tirariam o máximo proveito dessas performances, ficou claro durante a primeira noite que os adultos eram igualmente cativados.


Mabel Dwiggins escreveu mais tarde: "WAD nunca manipulou uma marionete - essa fase não o interessava - ele era sempre público, uma platéia inspiradora - o backstage dos jogadores costumava dizer que durante qualquer apresentação pública, eles sempre podiam ouvi-lo rindo mais alto do que qualquer outra pessoa! Um boneco foi feito do autor [Crosby], para aparecer para chamadas de cortina, e um do designer [Dwiggins] que sempre foi exigido. Ele seria "paginado", andaria pelo corredor em suas roupas de trabalho, desapareceria atrás da porta do palco e sairia instantaneamente no palco, com 12 polegadas de altura!"


Dwiggins achou o mundo das marionetes tão atraente, e tão perfeitamente adequado aos seus muitos interesses e habilidades, que ele finalmente projetou um prédio que poderia abrigar um estúdio de design em cima e um teatro de marionetes embaixo. Concluído em 1937, este seria seu último workshop, o qual passou dezenove anos felizes nele.


Fonte: W. A. Dwiggins: A Life in Design. Bruce Kennett. Letherform Archive Publication One.





WAD NA LUBBA

Em 2021, a Lubba - Oficina de Artes Visuais apresentará uma mostra inédita do designer William Addison Dwiggins. Além dos livros originais projetados por Dwiggins e premiados pela AIGA (American Institute of Graphic Arts), você vai conferir reproduções de desenhos, ilustrações, fontes e letterings do homem que foi considerado o pai da profissão. É uma ótima oportunidade de ter contato direto com as peças gráficas que consolidaram a atividade.

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